Cobertura nos 2 km da Orla?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

orla

 

Vereador pede que prefeitura coloque cobertura metálica com lona para os 2 km da Orla do Rio Tocantins

Se não for bizarra, a proposta do vereador Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco é, no mínimo, polêmica. É que na sessão desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, ele deverá apresentar um Requerimento, no mínimo, inusitado neste tempo de crise financeira, em que a Prefeitura de Marabá trava uma batalha judicial com os educadores por falta de dinheiro para pagar os salários.

Agora, já imaginou quanto não custaria a proposta de Gerson dos Santos Varela, se ela fosse colocada em prática? Procurado pela Reportagem do CORREIO na tarde de ontem, um especialista na construção de tendas com estrutura metálica e toldos em Marabá avaliou que cobrir um espaço de 2 km, com largura de 4 metros, por exemplo, pode custar aos cofres públicos nada menos que R$ 3 milhões. “Isso se for usado um dos materiais mais baratos. Se fosse com estrutura em aço galvanizado, subiria para R$ 5 milhões”, calcula.

Na sessão de hoje, serão discutido 32 temas pelos vereadores, de acordo com a pauta previamente divulgada nesta segunda-feira pela Câmara Municipal de Marabá. Consta um Projeto de Decreto Legislativo e 31 Requerimentos formalizados pelos vereadores para órgãos do município, estado e governo federal para que melhorem as condições de vida da comunidade marabaense.

A sugestão de Badeco chega através do Requerimento nº 007/2016, em que pede a implantação de cobertura com estrutura metálica com fechamento em lona em toda a extensão da Orla Sebastião Miranda, na Marabá Pioneira.

Em sua justificativa, Gerson do Badeco sustenta o seguinte: “Sabemos que o verão da região Norte é um dos mais rigorosos do País e, de acordo com informações de especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana, e tudo indica que 2016 deverá ser o ano de muito calor. Sabemos que a Orla Sebastião Miranda é um local atrativo e bem movimentado por turistas e moradores que residem ali, especificamente nos meses de junho, julho e agosto, no período do veraneio. No entanto, hoje encontra-se abandonada”.

O vereador observa, ainda, que a Orla Sebastião Miranda é importante para o aquecimento do turismo e contribui com mais qualidade de vida para a população de toda a região. “A revitalização da Orla Sebastião Miranda, ou seja, a implantação de uma cobertura com estrutura metálica e fechamento em lona em toda sua extensão, desde o bairro Santa Rosa até o bairro Francisco Coelho, sem dúvida alguma, será uma obra que vai valorizar o turismo no município, de Marabá. Além de atrair turistas, beneficiará também todos os moradores do município e da própria região, que vão ter orgulho do novo espaço”, disse.

Seis moradores da Velha Marabá e frequentadores da orla do Rio Tocantins opinaram sobre o Requerimento do vereador. Carlos Jorge Soares, 51, avaliou o projeto como “estranho”. Disse que não faria sentido ele fazer caminhada todos os dias pela manhã na Orla e ficar na sombra. “Ora, venho para cá para pegar um sol logo cedo e se fizerem isso vão retirar toda a beleza da Orla”, disse Jorge.

Com a mesma opinião, José Maria de Souza Filho, comerciante, avalia que colocar cobertura ao longo da orla vai “melar” uma parte do por do sol e quem estiver em bares ali em frente terão dificuldade de ver a beleza do rio no finalzinho do dia. “Esse é que é o charme da orla, aqui na Marabá Pioneira”, avaliou.

Para acessar antecipadamente outras pautas da sessão desta terça-feira, o leitor deverá entrar no site da Câmara Municipal de Marabá: www.maraba.pa.leg.br, clicar em sessões legislativas e em seguida no link: “3ª Reunião Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura Data: 23 de Fevereiro de 2016 (Terça-feira)”. Junto com a pauta há informações sobre cada proposição, do Executivo ou do Legislativo, e também o texto integral disponível em Word.

 (Da Redação com informações da Ascom Câmara)

FONTE: CT ONLINE

Portal de eventos e noticias de Maraba e Região! Confira os melhores eventos da cidade, fotos, agenda, novidades, downloads e muito Mais!

Email:

contato@vcnoagito.com

Tel:

(94) 3323-0255

Nossas Redes