Centro de Controle de Zoonoses inicia Campanha de Vacinação contra Raiva animal

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 DSC 2805

As ações tiveram início na manhã desta quarta-feira (9) na Praça Duque de Caxias, onde os agentes de endemias se concentraram e receberam alguns cães para serem vacinados. Mais de 100 servidores saíram pelas ruas da Velha Marabá para bater de casa em casa com o objetivo de vacinar todos os animais do Núcleo.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanice Silva, a meta é vacinar 55 mil animais, entre cães e gatos. “A gente pede a colaboração da população para que abram as portas para os agentes e aquelas pessoas que não estiverem em casa vão receber um bilhete com orientação para levar o seu cão ou o seu gato até o CCZ para ser vacinado”, explicou.

Ainda segundo ela, a campanha será realizada em duas etapas: a primeira vai até o dia 18 deste mês e a segunda, terá início no dia 6 de janeiro indo até o dia 24. Homens do Exército devem dar apoio aos agentes a partir desta quinta-feira (10).

O que é Raiva?

A raiva é uma infecção viral transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. O vírus atinge o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. O tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença varia muito – pode ser de dez dias a sete anos. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio correspondente a esse período é de três a 12 semanas.

Os sintomas podem incluir:  babar em excesso; convulsão; sensibilidade exagerada no local da mordida; perda de sensibilidade em uma área do corpo; perda de função muscular; febre baixa; espasmos musculares; entorpecimento e formigamento; dor no local da mordida; agitação e ansiedade; dificuldade de engolir (beber algo provoca espasmos da laringe).

Fonte: Site da Prefeitura de Marabá

Portal de eventos e noticias de Maraba e Região! Confira os melhores eventos da cidade, fotos, agenda, novidades, downloads e muito Mais!

Email:

contato@vcnoagito.com

Tel:

(94) 3323-0255

Nossas Redes